quinta-feira, 31 de maio de 2012

GESTAÇÃO CANINA(PERGUNTAS E RESPOSTAS)


Acasalei minha fêmea. Quando é possível saber se ela está grávida?
Normalmente um veterinário, com um exame clínico (palpação), consegue identificar a gravidez de uma fêmea a partir dos 28/30 dias. No entanto, se a fêmea for muito grande ou estiver muito gorda, esse exame de toque é enganoso. A melhor forma de se garantir a presença dos filhotes é com o exame de ultrassom, a partir do 30° dia.
É possível interromper uma gravidez indesejada?
Possível é, mas é um procedimento de risco e nem todos os veterinários irão realizá-lo.
Caso você não queira filhotes, o melhor é fazer a castração da fêmea e/ou a vasectomia no macho.
Minha fêmea está grávida. Devo modificar sua alimentação?
Consulte primeiro seu veterinário para que ele possa fazer um exame clínico geral na sua fêmea. De maneira geral, as fêmeas devem receber alimentação para filhotes (ricas em cálcio e proteínas) apenas após o primeiro mês de gestação. Suplementos vitamínicos só devem ser dados sob orientação expressa do médico veterinário.
Uma alimentação correta e SEM EXAGEROS, vai ajudar a sua cadela a produzir filhotes saudáveis. Alimentação em excesso pode contribuir para o aumento exagero do peso da gestante e dificultar o parto dos filhotes.
Posso dar banho na fêmea durante a gestação?
As cadelas, a não ser em casos específicos, devem levar uma vida normal durante a gestação. Isso inclui passeios, brincadeiras, etc... claro que no final deste período ela mesma já vai preferir uma vida menos tumultuada e o melhor a fazer é respeitar seu ritmo. Banhos são bem vindos durante todo o período mas devem ser evitados na última semana de gestação.
Qual a duração da gestação?
A gestação dura entre 58 e 63 dias. Caso passe deste período, procure imediatamente o veterinário.
Qual o intervalo ideal entre uma gravidez e outra?
De maneira geral é altamente não recomendável que se acasale uma fêmea em dois cios seguidos.
Como o processo de gestação e amamentação é muito desgastante para as fêmeas, é recomendável que entre uma gestação e outra ela tenha um cio de 'descanso'. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário